segunda-feira, 13 de abril de 2009

Giuseppe Ungaretti


ANIQUILAMENTO


Versa, 21 de maio de 1916


Meu coração esbanjou vaga-lumes
se acendeu e apagou
de verde em verde
fui contando
*
Com minhas mãos plasmo o solo
difuso de grilos
modulo-me
com
igual submisso
coração
*
Bem-me-quer mal-me-quer
esmaltei-me
de margaridas
enraizei-me
na terra apodrecida
cresci
como um cardo
sobre o caule torto
colhi-meno tufo
do espinhal
*
Hoje
como o Isonzo
de asfalto azul
me fixo

______________________________

ANNIENTAMENTO


Versa il 21 maggio 1916


Il cuore ha prodigato le lucciole
s'è acceso e spento
di verde in verde
ho compitato
*
Colle mie mani plasmo il suolo
diffuso di grilli
mi modulo
di
somesso uguale
cuore
*
M'ama non m'ama
mi sono smaltato
di margherite
mi sono radicato
nella terra marcita
sono cresciutto
come un crespo
sullo stelo torto
mi sono colto
nel tuffo
di spinalba
*
Oggi
come l'Isonzo
di asfalto azzurro
mi fisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário